O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é o órgão público que regulamenta os serviços de Psicologia mediados pelo computador através da Resolução CFP Nº 012/2005.


CRP PR - Conselho Regional de Psicologia do Paraná (Região 08):
http://portal.crppr.org.br/

CPF - Conselho Federal de Psicologia.
http://site.cfp.org.br/

 

Código de Ética do Psicólogo:
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf

 

Resolução CFP Nº 11/2012: 
http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Resoluxo_CFP_nx_011-12.pdF

Público-Alvo: Adultos e menores de idade com autorização dos Pais.

 

Resolução CFP N° 011/ 2012
Esta "Resolução regulamenta o atendimento psicológico sem caráter psicoterapêutico* mediado pelo computador (que pode ser realizado por meios tecnológicos de comunicação à distância)..."

 

* Importante: Cumprindo as normas do Conselho Federal de Psicologia,
                         o atendimento de Paciente com instabilidade e crise emocional extrema
                         deve ser SEMPRE obrigatoriamente presencial,
                         e neste caso, com a supervisão médica preferencialmente psiquiátrica.

 

 

QUAIS SERVIÇOS PODEM SER OFERECIDOS  PELOS PSICÓLOGOS REGISTRADOS NO CFP?

 

1) PSICOLOGIA BREVE: Serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:

 

2) PSICOEDUCAÇÃO: As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 sessões virtuais, síncronas ou assíncronas;

 

3) SELEÇÃO: Os processos prévios de Seleção de Pessoal;

 

4) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;

 

5) SUPERVISÃO: A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;

 

6) APOIO PSICOLÓGICO: O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

 

OBS.: Este site profissional tem o sêlo de qualidade do Conselho Federal de Psicologia: "Atendimento Psicoterapêutico realizado por meios tecnológicos de comunicação à distância, em caráter exclusivamente experimental, desde que apresente certificado de aprovação do protocolo em Comitê de Ética em Pesquisa, conforme os critérios do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Sáude e respeitar o Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o)".

 

Consulta pela sociedade - NOVA RESOLUÇÃO EM NOVEMBRO DE 2018 - 
https://crppr.org.br/e-psi-confira-como-fazer-o-cadastro-atendimento-online/

O e-Psi apresentará a lista das(os) profissionais que estão autorizadas(os) pelos Conselhos de Psicologia a prestar serviços psicológicos online. Se a(o) profissional não estiver listada(o), ela(e) não está autorizada(o) a prestar esse serviço, sendo considerada falta disciplinar a prestação de serviços a distância sem a prévia autorização.

Quais serviços podem ser prestados online?

As principais alterações trazidas pela Resolução CFP nº 11/2018 na prática profissional da(o) Psicóloga(o) são:

· Serviços possíveis: a Resolução prevê a prestação de consultas ou atendimentos psicológicos (inclusive psicoterapia) e mantém a possibilidade de a(o) Psicóloga(o) atuar com processos de seleção de pessoal, de utilizar instrumentos psicológicos regulamentados para tal finalidade e de realizar supervisão técnica nos mais diversos contextos de atuação da(o) Psicóloga(o).

· Limite de sessões: não há prazo mínimo ou máximo para o atendimento, sendo que anteriormente era estabelecido um máximo de 20 atendimentos. Caso necessário, caberá à(ao) Psicóloga(o) identificar e decidir pelo encaminhamento do paciente a serviços presenciais psicológicos e/ou de outros profissionais. Mínimo: uma sessão (entrevista). Plano com 4 sessões semanais e 8 sessões online.

 

· Atendimento a crianças e adolescentes: permanecerá a possibilidade de atendimento a este público, desde que com o consentimento expresso de,
ao menos, um dos responsáveis legais - com suspeita de abuso infantil ou alienação parental - e mediante a avaliação de viabilidade técnica por parte da(o) Psicóloga(o) para a prestação deste serviço.

 

· Públicos contra-indicados: estão vedados os atendimentos em casos de emergência e desastre e de indivíduos ou grupos
em situações de violação de direitos ou de violências tipificadas.
Estas demandas devem ser atendidas por profissionais
e equipes de forma  p r e s e n c i a l  .

 

É importante frisar que a respectiva resolução respeitará a autonomia e reiterará a responsabilidade da(o) Psicóloga(o) em garantir um serviço de qualidade, fundamentado na ciência psicológica, respeitando os direitos do usuário e em conformidade com o Código de Ética e demais resoluções da Psicologia.

Psicóloga Ludiana Cardozo Rodrigues (CRP-08/01494),
Presidente da COF

 

(No Brasil, é habito cultural as regras mudarem no meio do jogo. Elaborei meu site obedecendo às normas do CFP em 2017. Mas em 2018, novas normas para a atendimento online por Psicólogos Credenciados foram criadas, com o objetivo de regulamentar e prestar melhor serviço no atendimento de Saúde Mental à Sociedade. Sendo assim: Obs.: Quem tem o site pode continuar atendendo?

O credenciamento de sites não está mais disponível. No entanto, quem possui um selo poderá utilizá-lo até a o fim da vigência. Ainda assim, a(o) profissional responsável pelo selo precisará proceder com o cadastro enquanto Pessoa Física no E-Psi para a continuidade da prestação de serviços online.

Dúvidas? Caso haja dúvidas ou questionamentos com relação à Resolução CFP nº 11/2018, consulte o Guia de Orientação no site do CRP-PR ou entre em contato com a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF).

_______________________________________________________

Normas do CFP para a prestação de Serviço em Psicologia via Internet.

gallery/psicologia online cadastro 2017 cfp